Servidores

Servidores são computadores utilizados nos meios corporativos, sendo encarregado por ter grandes cargas de trabalho e operações praticamente ininterruptas, sendo encarregados, por exemplo, para armazenamento de arquivos, servidores web, banco de dados, virtualização, etc.

Entre as opções encontradas para possibilitar esse alto desempenho para os servidores, está a utilização de vários núcleos dentro de um mesmo encapsulamento, (uma vez que acima da operação de 3 GHz  o calor gerado compromete seu funcionamento), a utilização de vários processadores em vários soquetes na mesma placa-mãe e de multiplas threads.

O AMD Opteron 6200 de 16 núcleos


O Opteron 6200, lançado em 2011, foi o primeiro e único processador existente a possuir 16 núcleos x86 com incrivel escalabilidade para gerenciar cargas de trabalho multi-threads como cloud computing, virtualização, computação de alto desempenho, base de dados e aplicações corporativas.
Foi eleito a melhor linha de produtos para servidores, de acordo com o prêmio Analysts’ Choice Awards, organizado peloThe Linley Group. Desde o seu lançamento, há cerca de dois meses, esse é o segundo prêmio importante que a linha de processadores já recebeu. O primeiro foi o “Technology of the year”, promovido pela revista norte-americana InfoWolrd, na categoria de melhor servidor, com o Dell PowerEdge R715, baseado no AMD Opteron.

Os novos processadores da AMD utilizam a arquitetura Bulldozer, que é a primeira tecnologia integralmente concebida pela AMD nos últimos 8 anos que utiliza design modular, onde, em cada módulo, dois núcleos inteiros compartilham dados. Em testes realizados pela empresa, os processadores fabricados com essa arquitetura podem oferecer uma performance até 84% maior e uma largura de banda 73% melhor, se comparados com o processador Intel Xeon X5670, lançado em 2010.

Esse novo processador opera a 3.3GHz e é compatível com servidores que podem incorporar memórias no padrão DDR 3 quad-channel 1.6000 MHz, podendo suportar até 12 módulos de 32 GB, totalizando 384 GB de memória RAM por servidor. Os modelos estão disponíveis em versões de 4 a 16 núcleos, com consumo variando entre 35W e 140W.

Abaixo, um modelo da arquitetura Bulldozer:





Architecture / Microarchitecture
Microarchitecture Bulldozer
Platform Maranello
Processor core Interlagos
Core stepping B2
Manufacturing process 0.032 micron SOI
Data width 64 bit
The number of cores 16
The number of threads 16
Floating Point Unit Integrated
Level 3 cache size 16 MB
Multiprocessing Up to 4 processors
Features MMX
SSE
SSE2
SSE3
SSE4
SSE4a
AES instructions
Advanced Bit Manipulation
Advanced Vector Extensions
AMD64 technology
Virtualization technology
Enhanced Virus Protection
Turbo Core technology
On-chip peripherals Integrated quad-channel DDR3 memory controller
HyperTransport 3.0 technology with 4 HT links
Electrical/Thermal parameters
Average CPU Power 105 Watt
Thermal Design Power 140 Watt



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Kate Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário