Os computadores hoje em dia

Os computadores hoje em dia são máquinas muito complexas e sofisticadas, podendo processar múltiplas instruções por segundo, são muito confiáveis ​​e versáteis. O poder dessas máquinas nos permite assistir a filmes, jogar e manter contato com amigos e familiares, bem como ajudar na aprendizagem e auxiliar nas mais diversas tarefas.

Existem vários tipos de computadores classificados em muitas categorias diferentes, cada um com um usuário específico em mente, porém nem sempre foi assim. O primeiro computador só era capaz de ler instruções de um cartão perfurado e foi chamado de A Máquina Analítica, era capaz de realizar cálculos com uma precisão de até 20 dígitos. Este foi o primeiro e surpreendente passo na realização de máquinas executando cálculos, muitas vezes mais rápido do que os humanos podiam.

A Máquina Analítica seguiu o mesmo processo de tratamento da informação que os dispositivos de computação atuais seguem: obter a uma entrada de dados, fazer algo com esses dados, e fornecer os resultados em uma saída.

A evolução da computação teve vários marcos históricos:

Em 1939, a computação e a tecnologia viram outro grande salto: Konrad Zuse completou o primeiro computador programável de propósito geral digital. Também em 1939, o professor John Atanasoff da Iowa State University desenvolveu o que poderia ter sido chamado o primeiro computador eletrônico digital, o computador Atanasoff-Berry.
Em 1943, Alan Turing e outros criaram Colossus, que é considerado por muitos como o primeiro computador eletrônico digital. Ele foi criardo pelo governo britânico, que reuniu a equipe para quebrar códigos nazistas militares.

Em 1944, o professor de Harvard, Howard Aiken desenvolveu o Mark I. Em 1946, sob o apoio do Exército dos EUA, John Mauchly e J. Presper Eckert criaram o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer). Os desenvolvedores do ENIAC criaram UNIVAC I, após o fim da guerra mundial.

Do ENIAC para o UNIVAC I, os computadores mudaram-se para microcomputadores, que ocorreu durante a revolução do microcomputador na década de 1970. Microcomputadores como a Apple, o Commodore, e o Tandy eram muito poderosos, e tornou possível que pessoas normais pudessem utilizar computadores.

A mudança de tubos de vácuo, que foram utilizados nos primeiros computadores, aos transistores que os substituiram, em 1956, e depois para circuitos integrados que tornaram os computadores mais rápidos e menores que antes.

Esta evolução também tornou possíveis os computadores serem embutidos e fazerem mais cálculos. Isso também fez com que os computadores passassem a custar menos, se tornando um equipamento de fácil acesso e utilizado por pessoas comuns.

Computadores estão divididos em diferentes categorias, tais como supercomputadores, que atendem grandes corporações que precisam de uma grande quantidade de poder computacional, servidores, que são projetados para fornecer software e documentos para outros computadores em uma rede e fornecer demais serviços corporativos, estações de trabalho (workstations), que são computadores high-end para os usuários que precisam de um grande poder de processamento, computadores pessoais (PC’s ou desktops), destinados a usuários comuns, para a realização de tarefas básicas e simples, os computadores portáteis (notebooks), também para tarefas básicas e simples e computadores embarcados (smartphones, por exemplo) que são pequenos computadores encontrados em smartphones, tablets, computadores de bordo de automóveis, sistemas de segurança etc e que são projetados para executar tarefas específicas.

Os computadores têm evoluído e continuarão a evoluir e se tornar cada vez menores e mais poderosos. Mas ainda que os microcomputadores, ou desktops, tornaram-se muito fáceis de se usar e muito populares, eles não substituíram completamente os grandes computadores como supercomputadores e mainframes.


Os computadores de hoje nos permitem ser mais produtivos em diversos aspectos, seja armazenando diversos tipos de documentos e informações, na facilidade em criar vídeos e imagens, além do acesso a jogos e filmes em alta qualidade. As pessoas descobriram a comodidade em se comunicar através da internet utilizando o e-mail, mensagens instantâneas, video-chats, sites de relacionamento e redes sociais.

Esta evolução tecnológica tornou tudo mais fácil, seja a comunicação entre as pessoas, acesso a noticias e processos dentro de uma organização. As notícias correm mais rápido do que nunca além de permitir maior interação aos usuários, estes podem comentar e compartilhar os seus pensamentos sobre fatos que estão ocorrendo e expressar as suas idéias, através das redes sociais e blogs.

A humanidade já passou por duas grandes eras: a da agricultura e a era industrial. Agora estamos na era da informação. Para aonde vamos a partir deste ponto ainda é desconhecido para nós.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário